"Sem Instagram, não havia Associação”: Redes sociais e participação cívica juvenil em contexto escolar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tatiana Matos
https://orcid.org/0009-0006-8935-9686

Resumo

Este artigo foca-se no papel que as redes sociais das Associações de Estudantes (AEs) do Ensino Secundário português têm tido na promoção da participação cívica juvenil. Os dados, recolhidos através de um conjunto de entrevistas a jovens com perfil associativo, evidenciam que as redes sociais têm criado espaços únicos, acessíveis e dinâmicos na escola, onde estes encontram novas formas de intervir sobre os temas do seu interesse, servindo como o “único meio de ligação entre os alunos”.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Matos, T. (2025). "Sem Instagram, não havia Associação”: Redes sociais e participação cívica juvenil em contexto escolar. Medi@ções, 13(1), 50–63. https://doi.org/10.60546/mo.v13i1.434
Secção
Dossier
Biografia Autor

Tatiana Matos, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

Tatiana Matos é Mestre em Estudos de Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e tem vindo a trabalhar sobre jovens e participação política online. Anteriormente bolseira de investigação no CIES-IUL, atualmente está incluída em projetos como o ATLAS, que se debruça sobre (in)sucesso escolar e gere a plataforma CriA.On. Os seus principais interesses são sobre participação cívica juvenil e medias digitais. Mais informações em Ciência Vitae.