The influence of sustainable marketing campaigns on the consumer preferences of Generation Z

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Carla Fonseca
https://orcid.org/0000-0002-3171-1759
Carolina Afonso
Inês Brandão
Maria Ramalho
Kailane Vieira
Sara Pires

Résumé

Perante as crescentes preocupações ambientais da Geração Z, o marketing sustentável tem surgido como um fator decisivo nas estratégias empresariais.


O principal objetivo deste estudo exploratório é compreender o impacto das campanhas de marketing sustentável nas preferências de consumo da Geração Z, percebendo como este público perceciona, avalia e responde a estratégias de comunicação focadas na sustentabilidade.


Após a revisão da literatura, foi desenvolvido um questionário estruturado e aplicado digitalmente a indivíduos da Geração Z, tendo as respostas obtidas sido analisadas estatisticamente com recurso ao SPSS.


Os resultados sugerem que as campanhas de marketing sustentável desempenham um papel significativo na sensibilização para as questões ambientais, contribuindo para decisões de consumo mais conscientes, refletindo uma tendência cada vez mais evidente de preocupação com o ambiente. O estudo revela que as campanhas de marketing sustentável têm um impacto positivo, embora moderado, nas perceções e decisões de compra dos consumidores.


 


Palavras-chave: campanhas de marketing sustentável; sustentabilidade; preferências dos consumidores; geração z.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Fonseca, C., Afonso, C. ., Brandão, I. ., Ramalho, M., Vieira, K., & Pires, S. (2025). The influence of sustainable marketing campaigns on the consumer preferences of Generation Z . Medi@ções, 13(3), 29–43. https://doi.org/10.60546/mo.v13i3.454
Rubrique
Dossier
Bibliographies de l'auteur-e

Carla Fonseca, Instituto Politécnico de Portalegre; CIEQV

Carla Fonseca, Doutorada pela Universidad de Extremadura em Economia e Empresa. Licenciada em Administração de Publicidade e Marketing e em Design de Comunicação, ambos pelo Politécnico de Portalegre. Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Portalegre. Investigadora integrada no CIEQV.

Carolina Afonso, Instituto Politécnico de Portalegre

Carolina Afonso, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Inês Brandão, Instituto Politécnico de Portalegre

Inês Brandão, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Maria Ramalho, Instituto Politécnico de Portalegre

Maria Ramalho, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Kailane Vieira, Instituto Politécnico de Portalegre

Kailane Vieira, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Sara Pires, Instituto Politécnico de Portalegre

Sara Pires, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.