Ensinar e aprender com o Instagram e a IA: um estudo no ensino superior

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Macário
https://orcid.org/0000-0002-7630-2713

Resumo

O desenvolvimento tecnológico em curso tem criado oportunidades e desafios que exigem reflexão crítica. No Ensino Superior, as ferramentas digitais e, particularmente, baseadas em Inteligência Artificial (IA)poderão revestir-se de interesse, como apoio à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, tornando o complexo processo de aprendizagem mais motivador, rápido e eficiente.


Este artigo apresenta um estudo de caso centrado nas perceções de estudantes finalistas da licenciatura em Comunicação Social sobre: i) o percurso na UC de Pragmática da Comunicação, perspetivando o uso de ferramentas digitais, como o Instagram; ii) o uso da IA, em contextos académico e de prática profissional.


Disponibilizámos um questionário online aos 52 participantes. A análise de conteúdo permitiu-nos refletir sobre como as ferramentas de IA se podem tornar um suporte com interesse, um desafio, e/ou uma ameaça à ética.


Os dados revelam que os estudantes utilizam frequentemente estas ferramentas digitais, reconhecendo o seu potencial, mas também expressam preocupações éticas. Os resultados sublinham a necessidade de uma formação crítica e ética que capacite os futuros profissionais para uma utilização responsável da IA, assegurando a integridade académica, a autonomia intelectual e a cidadania global. Esta investigação reforça a urgência de preparar o ensino superior para uma integração consciente das tecnologias emergentes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Macário, M. (2025). Ensinar e aprender com o Instagram e a IA: um estudo no ensino superior. Medi@ções, 13(1), 114–132. https://doi.org/10.60546/mo.v13i1.445
Secção
Dossier