Ensinar e aprender com o Instagram e a IA: um estudo no ensino superior
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Resumen
O desenvolvimento tecnológico em curso tem criado oportunidades e desafios que exigem reflexão crítica. No Ensino Superior, as ferramentas digitais e, particularmente, baseadas em Inteligência Artificial (IA)poderão revestir-se de interesse, como apoio à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, tornando o complexo processo de aprendizagem mais motivador, rápido e eficiente.
Este artigo apresenta um estudo de caso centrado nas perceções de estudantes finalistas da licenciatura em Comunicação Social sobre: i) o percurso na UC de Pragmática da Comunicação, perspetivando o uso de ferramentas digitais, como o Instagram; ii) o uso da IA, em contextos académico e de prática profissional.
Disponibilizámos um questionário online aos 52 participantes. A análise de conteúdo permitiu-nos refletir sobre como as ferramentas de IA se podem tornar um suporte com interesse, um desafio, e/ou uma ameaça à ética.
Os dados revelam que os estudantes utilizam frequentemente estas ferramentas digitais, reconhecendo o seu potencial, mas também expressam preocupações éticas. Os resultados sublinham a necessidade de uma formação crítica e ética que capacite os futuros profissionais para uma utilização responsável da IA, assegurando a integridade académica, a autonomia intelectual e a cidadania global. Esta investigação reforça a urgência de preparar o ensino superior para uma integração consciente das tecnologias emergentes.
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