Assembleias de Alunos metodologias ativas para uma gestão democrática de escola

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Ana Pereira

Résumé

O presente artigo centra-se na influência das Assembleias de Alunos num agrupamento específico, em dois aspetos substanciais: no desenvolvimento do sentido de cidadania nos alunos, através da construção de uma participação cidadã ativa e pertinente na comunidade, e na gestão democrática de escola, onde os alunos ao longo do tempo foram constatando a aplicação das suas propostas.


O texto pretende partilhar a experiência da criação e trabalho desenvolvido ao longo de 8 anos com as Assembleias de Alunos, realçando também que esta atividade tornou-se ainda mais significativa por conta das alterações metodológicas implementadas no agrupamento. O qual por meio de um plano de inovação pedagógica delineado exclusivamente para si, promoveu a metodologia de trabalho de projeto, o trabalho colaborativo e a aplicação de metodologias ativas em sala de aula.


Em paralelo, é realizado algum enquadramento teórico dos conceitos abordados visando uma sustentação das decisões tomadas ao longo do processo e das conclusões atingidas.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Pereira, A. (2025). Assembleias de Alunos : metodologias ativas para uma gestão democrática de escola. Medi@ções, 13(2), 270–279. https://doi.org/10.60546/mo.v13i2.474
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