Micro:bit no suporte ao desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma prática de ensino na disciplina de TIC
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo descreve uma Prática de Ensino Supervisionada, realizada na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no ano letivo 2022/2023 numa escola secundaria da região de lisboa com uma turma de 9º ano (n=20). Nesta desenvolveu-se um projeto para promoção de competências do pensamento computacional em articulação com outras disciplinas curriculares, seguindo uma abordagem STEM. O objetivo foi desenvolver com os alunos um jogo, chamado "Tempo de reação”, através da utilização da placa micro:bit, programada na plataforma MakeCode para suportar um jogo de testagem de conhecimentos ligados aos sistemas do corpo humano. Procurou-se neste projeto analisar se a utilização destas plataformas de programação contribuía positivamente para a motivação dos alunos para a aprendizagem da programação e se havia diferenças na motivação dos alunos para a aprendizagem da programação tendo em conta o nível de assiduidade apresentada. Os resultados demonstram que o projeto contribuiu positivamente para a motivação dos alunos a aprendizagem da programação, e que os mesmos se revelaram variáveis em função da assiduidade; que os alunos que frequentaram a totalidade das aulas onde foi utilizada a placa micro:bit relevaram valores mais elevados de motivação para a aprendizagem da programação
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0