Estudante, escola e família: Como plantar ilhas no oceano de possibilidades?
Contenu principal de l'article
Résumé
Tomando o modelo Oportunidade-Propensão (Byrnes & Miller, 2007), analisa-se a confluência de variáveis do estudante na explicação do seu rendimento académico. Uma amostra representativa de 1917 estudantes, entre o 6.º e 9.º ano, respondeu a um questionário sociodemográfico e a provas cognitivas e motivacionais. As correlações e regressões mostram que o género, as habilitações académicas da mãe, o apoio familiar, as habilidades cognitivas e o autoconceito explicam 47% da variância dos resultados.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Lemos, G. C., & Almeida, L. S. (2022). Estudante, escola e família:: Como plantar ilhas no oceano de possibilidades?. Medi@ções, 10(2), 50–69. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.356
Numéro
Rubrique
Dossier
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0