"Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal" – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar
Contenu principal de l'article
Résumé
A discriminação com base na origem étnica assume um papel central na experiência escolar dos filhos de imigrantes: ela afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre os estudantes. O presente artigo examina as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhos de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Confirma-se a experiência de discriminação entre os alunos, e a diversi-dade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Mateus, S. (2019). "Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal" – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar. Medi@ções, 7(2), 123–135. https://doi.org/10.60546/mo.v7i2.231
Rubrique
Dossier
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0