Formação de Professores para a Diversidade Cultural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira da Silva

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão sobre questões relativas à diversidade cultural e os novos papéis que os professores/formadores terão de assumir para a preparação adequada dos seus alunos/formandos, em função das mudanças sociais. Revisitamos alguns conceitos na formação de professores no séc. XX, citando autores de relevância, para, depois, nos centrarmos na formação para a multi-interculturalidade e, concretamente, nos desafios para uma formação de professores que responda à diversidade cultural das sociedades atuais. Privilegiamos James Banks nesta abordagem, procurando demonstrar como as cinco dimensões da educação multicultural, por si defendidas em 1985, se mantêm atuais e pertinentes no trabalho do professor/formador/educador.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Vieira da Silva, M. do C. P. de C. (2017). Formação de Professores para a Diversidade Cultural. Medi@ções, 5(1), 155–170. https://doi.org/10.60546/mo.v5i1.147
Secção
Dossier
Biografia Autor

Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira da Silva, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Departamento de Sociologia Área de Ciências da Educação