Une revue académique de l’Ecole Supérieure d’Education/Institut Polytechnique de Setúbal dont l’objectif est la publication d’articles originaux consacrés à l’analyse et la recherche des procédés de formation et de développement des pratiques professionnelles, notamment la recherche qui croise les procédés et les pratiques formatives. La Revue Medi@ções se présente comme un forum de discussion et de réflexion pour les chercheurs, enseignants, professionnels et étudiants qui s’intéressent à la réflexion et à l’investigation aux questions de l’actualité, dans le cadre de la Culture, de l’Education, des Médias et des Technologies dans la Société de l’Information et de la Communication, ainsi que dans la Société de la Connaissance où, de plus en plus, s’estompent les liaisons entre les domaines disciplinaires, permettant de multiples relations potentiellement plus créatives et suggestives entre tous ces domaines.

 

La revue Medi@ções est indexée dans l'Annuaire et Catalogue du Système Régional d'Information en Ligne pour les Revues Scientifiques d'Amérique Latine, des Caraïbes, d'Espagne et du Portugal "Latindex" avec le numéro Folio 25382.

40 anos a fazer escola

2025-01-29

Chamada de artigos

40 anos a fazer escola 

No quadragésimo aniversário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convidamos a comunidade presente e passada a participar neste número especial da revista Medi@ções. Queremos reunir, numa visão ampla e periscópica, testemunhos, artigos, entrevistas, ensaios visuais ou escritos, narrativas, etnografias, que foquem os diversos campos culturais, educativos e de formação tocados pela existência desta escola.
O número temático e comemorativo que aqui se apresenta pretende ser testemunho das qualidades específicas da ESE, dos seus efeitos transformadores ao longo dos últimos 40 anos, entre docentes, não docentes, estudantes e alumni, mas também da sua relação com a comunidade não académica, em particular na região de Setúbal. Neste sentido, são esperados contributos nas áreas específicas de formação das licenciaturas e mestrados da ESE, numa perspetiva histórica ou de prática educativa e/ou profissional, mas também de educação não-formal e formação ao longo da vida e de relação com o contexto local e regional.
Para nos aproximarmos do quadro complexo e rico que tem sido a ESE, da rede de relações epistémicas criadas, lança-se um apelo intencionalmente vasto, que pode incluir as seguintes linhas de exploração:
   1. Fazer escola: experiências pedagógicas inovadoras 1985-2025.
   2. O contributo da ESE-IPS na formação de profissionais.
   3. Experiências educativas e formativas não-formais e informais: como se faz uma comunidade.
   4. As ESE e a democratização do ensino superior: educação e territórios.

 

Esta lista não é exaustiva, apelando-se ao envio de contributos relevantes para a compreensão do património imaterial construído e em construção a partir da existência da ESE-IPS.

 

Editoras convidadas

Este número temático tem como editoras convidadas as docentes da ESE Cristina Gomes da Silva, Ana Alcântara e Ana Catarina Pinto.

 

Submissão de propostas até ao dia 30 de abril de 2025

Vol. 13 No. 1 (2025): A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

Este número dedica-se a debater o contexto de hiperconexão em que vivemos, tendo em conta as consequências da omnipresença das tecnologias digitais nos mais diversos âmbitos micro e macro: desde as práticas e usos individuais ao funcionamento dos Estados, desde as sociabilidades digitais às democracias, desde a vida quotidiana aos sistemas de educação e de comunicação, entre outros. Este número integra reflexões teóricas ou trabalhos empíricos sobre como o digital influencia a sociedade, a cultura e as experiências individuais, considerando oportunidades e riscos.

Publié-e: 2025-06-24

Voir tous les numéros