Une revue académique de l’Ecole Supérieure d’Education/Institut Polytechnique de Setúbal dont l’objectif est la publication d’articles originaux consacrés à l’analyse et la recherche des procédés de formation et de développement des pratiques professionnelles, notamment la recherche qui croise les procédés et les pratiques formatives. La Revue Medi@ções se présente comme un forum de discussion et de réflexion pour les chercheurs, enseignants, professionnels et étudiants qui s’intéressent à la réflexion et à l’investigation aux questions de l’actualité, dans le cadre de la Culture, de l’Education, des Médias et des Technologies dans la Société de l’Information et de la Communication, ainsi que dans la Société de la Connaissance où, de plus en plus, s’estompent les liaisons entre les domaines disciplinaires, permettant de multiples relations potentiellement plus créatives et suggestives entre tous ces domaines.

 

La revue Medi@ções est indexée dans l'Annuaire et Catalogue du Système Régional d'Information en Ligne pour les Revues Scientifiques d'Amérique Latine, des Caraïbes, d'Espagne et du Portugal "Latindex" avec le numéro Folio 25382.

A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

2024-10-13

Chamada de artigos
A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

As tecnologias digitais têm estado no centro das intensas transformações socioculturais e político-económicas vividas em todo o mundo nas últimas décadas. Na chamada era do capitalismo de vigilância, a inteligência artificial, a plataformização da internet, os algoritmos e o dataísmo influenciam significativamente as atividades humanas (Poell et al., 2019; van Dijck, 2014; Zuboff, 2019). Os efeitos desta revolução digital parecem ultrapassar em força e dimensão as mudanças vividas durante a revolução industrial, promovendo a polarização do debate público entre o deslumbre com as tecnologias e o pânico em relação aos perigos que acarretam. É neste contexto que se constata a forte interdependência entre a vida social e as tecnologias digitais.
O próximo número da revista Medi@ções (Vol. 13, Nº. 1) dedica-se a debater este contexto de hiperconexão em que vivemos, tendo em conta as consequências da omnipresença das tecnologias digitais nos mais diversos âmbitos micro e macro: desde as práticas e usos individuais ao funcionamento dos Estados, desde as sociabilidades digitais às democracias, desde a vida quotidiana aos sistemas de educação e de comunicação, entre outros. São bem-vindos artigos que proponham reflexões teóricas ou trabalhos empíricos sobre como o digital influencia a sociedade, a cultura e as experiências individuais, considerando oportunidades e riscos.

As editoras convidadas do número temático
Lidia Marôpo, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).
Susana Batista, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

 

Prazo de envio da submissão:

31 de janeiro de 2025

Vol. 12 No. 2 (2024): Formação inicial de educadoras/es e professoras/es

A revista Medi@ções, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convidou à publicação de artigos, estudos e ensaios reveladores da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, cujo foco se centra na especificidade e na pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de a fazer. Esta chamada para trabalhos resultou num número especial composto por um conjunto de oito artigos que configuram um importante contributo para a discussão dos modelos, das práticas e da investigação que se faz no contexto da formação inicial de professoras/es e educadoras/es de infância.

Publié-e: 2024-12-27

Editorial

Elisabete X. Gomes, Mariana Oliveira Pinto

1 - 3

Voir tous les numéros