Generation Z and Conscientious Consumption: A Study on Preferences for Sustainable Products

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Fonseca
https://orcid.org/0000-0002-3171-1759
Diamantino Roque
Patrícia Tapadas
Susana Pardal
Tânia Baleca

Resumo

Este estudo explora as preferências e comportamentos de consumo sustentável da Geração Z, procurando identificar o nível de conhecimento sobre sustentabilidade e de que forma esse conhecimento influencia a opinião da Geração Z sobre este tema. Pretende-se perceber o peso que as redes sociais e os influenciadores digitais têm no consumo sustentável desta geração


Utilizando uma abordagem quantitativa, foi realizado um estudo exploratório com base em questionários estruturados aplicados a jovens da Geração Z residentes em Portugal.


Os resultados obtidos a partir de uma amostra de cerca de 100 casos mostram que o nível de conhecimento sobre sustentabilidade tem um papel decisivo na formação de opiniões e atitudes, influenciando a prática do consumo consciente.  O estudo revela ainda que as redes sociais desempenham um papel crucial na divulgação de informação sobre sustentabilidade e na promoção de produtos sustentáveis.


 


Palavras-chave: produtos sustentáveis; sustentabilidade; consumo consciente; geração z.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fonseca, C., Roque, D., Tapadas, P. ., Pardal, S., & Baleca, T. (2025). Generation Z and Conscientious Consumption: A Study on Preferences for Sustainable Products. Medi@ções, 13(3), 44–55. https://doi.org/10.60546/mo.v13i3.455
Secção
Dossier
Biografias Autor

Carla Fonseca, Instituto Politécnico de Portalegre; CIEQV

Carla Fonseca, Doutorada pela Universidad de Extremadura em Economia e Empresa. Licenciada em Administração de Publicidade e Marketing e em Design de Comunicação, ambos pelo Politécnico de Portalegre. Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Portalegre. Investigadora integrada no CIEQV

Diamantino Roque, Instituto Politécnico de Portalegre

Diamantino Roque, estudante do 3º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Patrícia Tapadas, Instituto Politécnico de Portalegre

Patrícia Tapadas, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Susana Pardal

Susana Pardal, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre.

 

Tânia Baleca, Instituto Politécnico de Portalegre

Tânia Baleca, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no Instituto Politécnico de Portalegre. Formação Profissional em Assistente de Gestão de Recursos Humanos pela entidade SA, Formação Profissional.