Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade: da formação à prática

Contenido principal del artículo

João Grácio
https://orcid.org/0000-0002-6648-8446
Maria Rosário Rodrigues
https://orcid.org/0000-0002-9935-6917
João Torres
https://orcid.org/0000-0002-9995-4511
Ana Martins
https://orcid.org/0000-0002-8992-4749
Ana Chambel
https://orcid.org/0009-0005-3527-4102

Resumen

Com este texto pretende-se refletir sobre o desenvolvimento de um projeto de utilização educativa de robótica, tentando perceber o seu sucesso. Utilizou-se uma metodologia de estudo de caso onde os dados analisados são os contributos deixados pelos professores, na disciplina Moodle de apoio à iniciativa e a avaliação que os docentes realizaram, relativamente a todo o processo. Participaram turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico neste projeto que contou com o apoio da MatataStudio, uma empresa de tecnologia educativa. Reconhecemos que formação em robótica educativa se revelou altamente eficaz na introdução de conceitos fundamentais, promovendo ainda um ambiente de partilha e colaboração que foi amplamente valorizado.

Detalles del artículo

Cómo citar
Grácio, J., Rodrigues, M. R., Torres, J., Martins, A., & Chambel, A. (2025). Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade: da formação à prática. Medi@ções, 13(1), 79–97. https://doi.org/10.60546/mo.v13i1.440
Sección
Dossier