Reconhecimento e validação das aprendizagens não formais e informais no ensino superior. Problemas e perspectivas

Contenido principal del artículo

Ana Luísa Pires

Resumen

As reflexões que agora se apresentam reflectem, por um lado, os resultados dos trabalhos de investigação académica desenvolvidos nos últimos anos no domínio do reconhecimento e validação das aprendizagens experienciais – no âmbito do doutoramento, do pós-doutoramento e de outros projectos de investigação em equipa – e, por outro, traduzem um conjunto de elementos de reflexão, emergen-tes do confronto entre a teoria e a prática, construídos a partir de uma experiência inovadora em Portugal, que consistiu na concepção e implementação de um dispositivo de reconhecimento e validação destas aprendizagens no contexto do Ensino Superior.

Detalles del artículo

Cómo citar
Pires, A. L. (2010). Reconhecimento e validação das aprendizagens não formais e informais no ensino superior. Problemas e perspectivas. Medi@ções, 1(2), 148–161. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.38
Sección
Dossier
Biografía del autor/a

Ana Luísa Pires

Ana Luisa de Oliveira Pires é Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Professora Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento, Reconhecimento e Validação de Competências do Instituto Politécnico de Setúbal. É licenciada em Psicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo membro da Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento (FCT/UNL). É autora de vários artigos e livros na área da Educação / Formação de Adultos, Reconhecimento e Validação de Competências, Educação de Adultos e Ensino Superior.