Crescemos juntos: As interações entre pares na creche e no jardim de infância
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Resumen
Este estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, compreender as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e investigação ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informação foram a observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das interações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o importante papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.
Palavras-chave: Desenvolvimento Social; Interação; Brincar; Educador de Infância; Gestor do Currículo.
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