O tipo de liderança do diretor de uma escola pública: implicações nos recursos humanos

Contenido principal del artículo

Otília Fernanda Gomes da Silva Pinto

Resumen

A liderança é um conceito que tem sofrido diversas interpretações teóricas ao longo do século XX e no início do século XXI. Neste sentido, existem inúmeras definições de liderança, que justificam a complexidade do conceito e a sua abrangência a múltiplos contextos. Os diferentes tipos de liderança, aplicados ao contexto escolar, de modo geral, e à figura do diretor, de modo particular, têm implicações inegáveis na organização dos recursos humanos, quer na forma como estes se enquadram na instituição quer no modo como o seu compromisso institucional se reflete nas aprendizagens dos alunos.

Detalles del artículo

Cómo citar
Pinto, O. F. G. da S. (2022). O tipo de liderança do diretor de uma escola pública: implicações nos recursos humanos. Medi@ções, 9(2), 54–61. https://doi.org/10.60546/mo.v9i2.314
Sección
Dossier
Biografía del autor/a

Otília Fernanda Gomes da Silva Pinto, Universidade de Aveiro

Otília Pinto, natural de Matosinhos, licenciada em Matemática Aplicada, pela Universidade Lusíada (Porto), com 17 valores e Mestre em Educação Especial pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto), também com a classificação final de 17 valores.

Professora e formadora de Matemática, lecionando a disciplina de matemática no 3.º ciclo e ensino secundário numa escola pública. Frequenta o programa doutoral em Educação, na Universidade de Aveiro, estando em curso a recolha de dados e redação da tese de doutoramento.