Animação da escrita, histórias em emergência e “a cruel pedagogia do vírus”

Contenido principal del artículo

Ana da Silva

Resumen

Convite
Este escrito convida-te a descobrir o Projeto Vamos Cozinhar Histórias e a refletir, a partir da prática, sobre potencialidades da animação da escrita criativa em tempos de pandemia, propícios à proliferação de animações da leitura online e webinares que pouco promovem a desejável interação humana, ainda que a distância, ou processos de criação coletiva, ainda que no ciberespaço, assentes na crença de um mundo mais justo, mais inclusivo, solidário, criativo, mais lúdico, mais ineditamente viável face às crises e quarentenas permanentes. Um mundo que dê às crianças a possibilidade de serem monstros de todas as cores, ir lá onde vivem os monstros e, à noite, voltar para o seu quarto, mais bem preparadas para não ter medo de outros monstros bem mais terríveis e perigosos.

Palavras-sinal: animação sociocultural, histórias, escrita criativa, livros, cozinha, vírus.

Detalles del artículo

Cómo citar
da Silva, A. (2020). Animação da escrita, histórias em emergência e “a cruel pedagogia do vírus”. Medi@ções, 8(1), 64–84. https://doi.org/10.60546/mo.v8i1.258
Sección
Dossier
Biografía del autor/a

Ana da Silva, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Professora Adjunta da ESE|IPSantarém, doutorada em Ciências da Educação-Intervenção Psicossocioeducativa, Mestre em Línguas e Literaturas. Título Especialista em Educação Não Formal, Animação Sociocultural e Formação de Animadores/as