“Como é que nascem os bebés? Como é que se fazem os bebés?”
Main Article Content
Abstract
O presente artigo é a narrativa que traduz uma reflexão prático-teórica sobre um projeto desenvolvido numa sala com 23 crianças com 5 anos de idade, pertencente ao Colégio do Vale em Almada, cujo corpo docente tem uma longa prática pedagógica desenvolvida segundo as perspetivas do Movimento da Escola Moderna.
Na introdução são expostas as principais orientações que guiam a nossa prática pedagógica, e nomeadamente é elucidado o conceito de projeto que nos conduziu à conceção de um objetivo a atingir, a partir da questão encontrada “Como é que nascem os bebés?”, interesse que foi manifestado durante o Acolhimento em Conselho, onde as crianças mostraram interesse em descobrir a resposta essa questão, o que deu origem a um Projeto de Estudo.
Posteriormente, é descrito o contexto pedagógico, no que se refere à organização das rotinas e dos espaços.
No capítulo seguinte são apresentadas as fases que constituíram o projeto, a saber: a definição do problema; a planificação e lançamento do trabalho; a sua execução; a sua divulgação e a sua avaliação.
O artigo termina com as considerações finais em que são tecidos comentários relativamente ao balanço final que fazemos deste projeto.
Na introdução são expostas as principais orientações que guiam a nossa prática pedagógica, e nomeadamente é elucidado o conceito de projeto que nos conduziu à conceção de um objetivo a atingir, a partir da questão encontrada “Como é que nascem os bebés?”, interesse que foi manifestado durante o Acolhimento em Conselho, onde as crianças mostraram interesse em descobrir a resposta essa questão, o que deu origem a um Projeto de Estudo.
Posteriormente, é descrito o contexto pedagógico, no que se refere à organização das rotinas e dos espaços.
No capítulo seguinte são apresentadas as fases que constituíram o projeto, a saber: a definição do problema; a planificação e lançamento do trabalho; a sua execução; a sua divulgação e a sua avaliação.
O artigo termina com as considerações finais em que são tecidos comentários relativamente ao balanço final que fazemos deste projeto.
Article Details
How to Cite
Carrilho, A., & Alves, C. (2015). “Como é que nascem os bebés? Como é que se fazem os bebés?”. Medi@ções, 3(1), 28–44. https://doi.org/10.60546/mo.v3i1.100
Section
Dossier
Medi@ções online journal requests agreement with the Copyright Declaration.
All the contents are licensed in accordance with Creative Commons Attribution 4.0