“Como é que nascem os bebés? Como é que se fazem os bebés?”

Main Article Content

Ana Carrilho
Carla Alves

Abstract

O presente artigo é a narrativa que traduz uma reflexão prático-teórica sobre um projeto desenvolvido numa sala com 23 crianças com 5 anos de idade, pertencente ao Colégio do Vale em Almada, cujo corpo docente tem uma longa prática pedagógica desenvolvida segundo as perspetivas do Movimento da Escola Moderna.
Na introdução são expostas as principais orientações que guiam a nossa prática pedagógica, e nomeadamente é elucidado o conceito de projeto que nos conduziu à conceção de um objetivo a atingir, a partir da questão encontrada “Como é que nascem os bebés?”, interesse que foi manifestado durante o Acolhimento em Conselho, onde as crianças mostraram interesse em descobrir a resposta essa questão, o que deu origem a um Projeto de Estudo.
Posteriormente, é descrito o contexto pedagógico, no que se refere à organização das rotinas e dos espaços.
No capítulo seguinte são apresentadas as fases que constituíram o projeto, a saber: a definição do problema; a planificação e lançamento do trabalho; a sua execução; a sua divulgação e a sua avaliação.
O artigo termina com as considerações finais em que são tecidos comentários relativamente ao balanço final que fazemos deste projeto.

Article Details

How to Cite
Carrilho, A., & Alves, C. (2015). “Como é que nascem os bebés? Como é que se fazem os bebés?”. Medi@ções, 3(1), 28–44. https://doi.org/10.60546/mo.v3i1.100
Section
Dossier
Author Biographies

Ana Carrilho, Colégio do Vale

Licenciatura em Educação de Infância em 2007 Educadora de Infância no Colégio do Centeio desde 2007 Educadora de Infância no Colégio do Vale desde 2011 Dinamizadora de Sábados Pedagógicos no Movimento da Escola Moderna

Carla Alves

Licenciatura em Educação de Infância em 2000 Mestrado em Ciências da Educação em 2008 Educadora de Infância no Colégio do Vale desde 2000 Formadora na Associação de Educadores de Infância desde 2010 Dinamizadora de Sábados Pedagógicos no Movimento da Escola Moderna