Assembleias de Alunos metodologias ativas para uma gestão democrática de escola
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo centra-se na influência das Assembleias de Alunos num agrupamento específico, em dois aspetos substanciais: no desenvolvimento do sentido de cidadania nos alunos, através da construção de uma participação cidadã ativa e pertinente na comunidade, e na gestão democrática de escola, onde os alunos ao longo do tempo foram constatando a aplicação das suas propostas.
O texto pretende partilhar a experiência da criação e trabalho desenvolvido ao longo de 8 anos com as Assembleias de Alunos, realçando também que esta atividade tornou-se ainda mais significativa por conta das alterações metodológicas implementadas no agrupamento. O qual por meio de um plano de inovação pedagógica delineado exclusivamente para si, promoveu a metodologia de trabalho de projeto, o trabalho colaborativo e a aplicação de metodologias ativas em sala de aula.
Em paralelo, é realizado algum enquadramento teórico dos conceitos abordados visando uma sustentação das decisões tomadas ao longo do processo e das conclusões atingidas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0