Micro:bit no suporte ao desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma prática de ensino na disciplina de TIC

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Pedro Brandão
https://orcid.org/0009-0006-1308-8971
Neuza Pedro
https://orcid.org/0000-0001-9571-8602

Resumo

Este artigo descreve uma Prática de Ensino Supervisionada, realizada na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no ano letivo 2022/2023 numa escola secundaria da região de lisboa com uma turma de 9º ano (n=20). Nesta desenvolveu-se um projeto para promoção de competências do pensamento computacional em articulação com outras disciplinas curriculares, seguindo uma abordagem STEM. O objetivo foi desenvolver com os alunos um jogo, chamado "Tempo de reação”, através da utilização da placa micro:bit, programada na plataforma MakeCode para suportar um jogo de testagem de conhecimentos ligados aos sistemas do corpo humano. Procurou-se neste projeto analisar se a utilização destas plataformas de programação contribuía positivamente para a motivação dos alunos para a aprendizagem da programação e se havia diferenças na motivação dos alunos para a aprendizagem da programação tendo em conta o nível de assiduidade apresentada. Os resultados demonstram que o projeto contribuiu positivamente para a motivação dos alunos a aprendizagem da programação, e que os mesmos se revelaram variáveis em função da assiduidade; que os alunos que frequentaram a totalidade das aulas onde foi utilizada a placa micro:bit relevaram valores mais elevados de motivação para a aprendizagem da programação

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Como Citar
Brandão, P. ., & Pedro, N. (2024). Micro:bit no suporte ao desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma prática de ensino na disciplina de TIC . Medi@ções, 12(1), 80–94. https://doi.org/10.60546/mo.v12i1.407
Secção
Dossier