Reconhecimento e validação das aprendizagens não formais e informais no ensino superior. Problemas e perspectivas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Luísa Pires

Resumo

As reflexões que agora se apresentam reflectem, por um lado, os resultados dos trabalhos de investigação académica desenvolvidos nos últimos anos no domínio do reconhecimento e validação das aprendizagens experienciais – no âmbito do doutoramento, do pós-doutoramento e de outros projectos de investigação em equipa – e, por outro, traduzem um conjunto de elementos de reflexão, emergen-tes do confronto entre a teoria e a prática, construídos a partir de uma experiência inovadora em Portugal, que consistiu na concepção e implementação de um dispositivo de reconhecimento e validação destas aprendizagens no contexto do Ensino Superior.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pires, A. L. (2010). Reconhecimento e validação das aprendizagens não formais e informais no ensino superior. Problemas e perspectivas. Medi@ções, 1(2), 148–161. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.38
Secção
Dossier
Biografia Autor

Ana Luísa Pires

Ana Luisa de Oliveira Pires é Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Professora Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento, Reconhecimento e Validação de Competências do Instituto Politécnico de Setúbal. É licenciada em Psicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo membro da Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento (FCT/UNL). É autora de vários artigos e livros na área da Educação / Formação de Adultos, Reconhecimento e Validação de Competências, Educação de Adultos e Ensino Superior.