O envolvimento das famílias em creche e jardim de infância: Um estudo em tempo de pandemia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruna Vidal
Ana Luísa Oliveira Pires
https://orcid.org/0000-0001-9680-4051

Resumo

O artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que foi realizado nos contextos de estágio, durante o tempo da pandemia. O estudo teve como foco o envolvimento das famílias em creche e jardim de infância, com a finalidade de compreender como se pode promover o envolvimento das famílias e quais as estratégias postas em prática pelas educadoras cooperantes. Baseia-se numa metodologia qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação, tendo sido utilizados diferentes procedimentos de recolha de informações, tais como a observação participante, notas de campo, registo fotográfico e inquérito por questionário às educadoras.


Resultante do envolvimento das famílias no contexto educativo, identificam-se múltiplos benefícios para as crianças, famílias e equipa pedagógica.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Vidal, B., & Oliveira Pires, A. L. (2022). O envolvimento das famílias em creche e jardim de infância:: Um estudo em tempo de pandemia. Medi@ções, 10(2), 84–101. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/355
Secção
Dossier
Biografia Autor

Bruna Vidal, Associação Tom da Terra, Sesimbra

Licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal