Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Susana Barbosa
Elsa Ascenção

Resumo

Este artigo explora o contexto educativo de uma aluna com Síndrome de Down e surdez associada, inserida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue. É tido como objetivo principal a exploração dos padrões de participação/interação da aluna e identificar as estratégias de suporte utilizadas. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em checklists de observação e entrevistas a profissionais. Os resultados obtidos demonstram que as interações e a inclusão da aluna são positivas, existindo as adequações corretas às suas necessidades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Barbosa, S., & Ascenção, E. (2019). Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte. Medi@ções, 7(1), 90–100. https://doi.org/10.60546/mo.v7i1.208
Secção
Dossier
Biografias Autor

Susana Barbosa, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Doutora em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem pela Universidade Fernando Pessoa. Professora adjunta na Unidade Técnico Cientifica de Educação Especial e Inclusão Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Elsa Ascenção, Parlamento da Assembleia da República Portuguesa

Mestre em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição pela Escola Superior de Educação do P.PORTO. Intérprete de língua gestual portuguesa no canal Parlamento da Assembleia da República Portuguesa.