Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões
Inspiradas por Larrosa (2013), abrimos esta chamada para trabalhos com uma questão: nos tempos atuais, serve de alguma coisa voltar a pensar a formação inicial de professoras/es e educadoras/es?
De acordo com Cochran-Smith e Villegas (2015), quem faz investigação sobre e em formação docente está envolvido em práticas sociais que marcam o seu trabalho nas condições em que ele é feito, nas perguntas e problemas que se tornam relevantes e nas opções metodológicas possíveis. Ora, em Portugal, a formação inicial de educadoras/es e professoras/es tem estado profundamente dependente de decisões governamentais e, em 2023, toda a formação se encontra, de algum modo, em suspenso, expectante pela publicação de mais uma alteração ao enquadramento legal que determina as características da formação, e que se propõe ter efeitos a partir de 2024.
Neste contexto, a Revista Medi@ções online, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convida à publicação de artigos, estudos, ensaios que sejam reveladores da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, iluminando a especificidade e a pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de fazer formação.
Propõem-se alguns eixos temáticos, a título de exemplo e não de espartilho:
      - experiências formativas vividas, nomeadamente, mas não exclusivamente, ao longo dos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCEB, em Educação Pré-escolar ou no 1.º CEB (p.ex.: situações pedagógicas, exercícios didáticos, projetos de articulação entre UC, de relação com comunidades, internacionalização, estágios);
      - a investigação que se faz no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência (características, desafios, relação com estágios, quadros epistemológicos, metodológicos e conceptuais, temas, estudos concretos);
      - conceções e modelos de formação que subjazem à formação de educadoras/es e de professoras/es (modelos integrados, sequenciais, estágios em alternância);
      - transformações da cultura e do perfil profissional de educadoras/es e professoras/es no quadro de uma habilitação profissional de nível de mestrado (nomeadamente, mas não exclusivamente, no que diz respeito aos cursos que preparam simultaneamente para educação de infância de infância e para o ensino do 1.ºCEB).

Referências
Cochran-Smith, M. &. (2015). Studying teacher preparation: the questions that drive research. European Educational Research Journal,, 14(5), 379-394.
Larrosa, J. (2013). Tremores. Escritos sobre experiência. Autêntica.

 

Editoras convidadas:
Mariana Oliveira Pinto e Elisabete X. Gomes

 

Prazo de envio:

29 de fevereiro de 2024

Publicação do n.º temático: julho de 2024

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