"Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal" – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar

Sandra Mateus

Resumo


A discriminação com base na origem étnica assume um papel central na experiência escolar dos filhos de imigrantes: ela afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre os estudantes. O presente artigo examina as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhos de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Confirma-se a experiência de discriminação entre os alunos, e a diversi-dade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola.

Texto Completo:

PDF


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.



MEDI@ÇÕES - Revista Online da ESE/IPS
ISSN: 1647-3078

http://mediacoes.ese.ips.pt
mediacoes@ese.ips.pt

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Campus do IPS | Estefanilha | 2914-504 Setúbal | Portugal


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.