As dimensões formal, não-formal e informal em educação: visibilidade, relevância e reinvenção na pesquisa e ação educativas

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Mariana Gaio Alves

Resumo

As transversalidades e inter-relações entre formal, não-formal e informal em educação constituem um desafio fundamental na contemporaneidade, tanto na pesquisa quanto na ação educativas. Assim sendo, neste artigo procura-se contribuir para a reflexão sobre aquelas transversalidades e inter-relações com base nos resultados da etapa exploratória de uma meta-análise de pesquisas educativas que pretende desvendar opções seguidas na investigação sobre esta temática. Adicionalmente, subjaz à meta-análise a procura de identificar dinâmicas reais e potenciais de intersecção entre diferentes contextos e modalidades educativas, orientadas para diferentes grupos ao longo do ciclo de vida.
Para tal, o artigo procura, primeiramente, dar conta da visibilidade das dimensões formal, não-formal e informal, bem como da relevância de abordar os processos e fenómenos educativos considerando essas dimensões. Em seguida, explicitam-se as escolhas realizadas na meta-análise de pesquisas educativas, organizando-se o texto em torno de três eixos de análise que remetem para opções teórico-conceptuais, abordagens metodológicas e principais resultados das investigações examinadas. Por fim, enunciam-se as conclusões, necessariamente provisórias, da sistematização realizada neste artigo.

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Como Citar
Alves, M. G. (2014). As dimensões formal, não-formal e informal em educação: visibilidade, relevância e reinvenção na pesquisa e ação educativas. Medi@ções, 2(2), 115–132. https://doi.org/10.60546/mo.v2i2.67
Secção
Dossier