Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Filipe T. Moreira
Isabel Cabrita
Maria José Loureiro
Cecília Guerra

Resumo

A programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Moreira, F. T., Cabrita, I., Loureiro, M. J., & Guerra, C. (2020). Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn. Medi@ções, 8(2), 47–62. https://doi.org/10.60546/mo.v8i2.267
Secção
Dossier
Biografia Autor

Cecília Guerra, Universidade de Aveiro

CIDTFF - Universidade de Aveiro