Perceções dos estudantes quanto à Aprendizagem Baseada em Projetos na Unidade Curricular Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Profissionais
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo reflete sobre o ensino da Unidade Curricular (UC) de Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Profissionais a estudantes do primeiro ano da licenciatura em Animação Sociocultural. Esta UC teve como objetivo principal desenvolver competências de cidadania digital e estimular o crescimento pessoal e profissional dos alunos, através de estratégias de aprendizagem ativa. O estudo envolveu 30 estudantes e a UC foi lecionada por três docentes, no segundo semestre do ano letivo de 2022/23. Os objetivos incluíam analisar software, integrar tecnologia na profissão, planear intervenções, usar software e ferramentas online, criar apresentações multimédia, organizar portefólios digitais e trabalhar plataformas de ensino a distância. Foram adotadas estratégias de ensino centradas nos estudantes, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), para dar prioridade à aprendizagem e à experiência vivencial, ligada ao mundo real, de planeamento e gestão de projetos. As atividades centraram-se na aprendizagem situada e no serviço à comunidade, permitindo aos estudantes implementar os seus projetos com públicos-alvo por eles identificados. Os resultados de um questionário aplicado no final do semestre indicaram perceções positivas face às estratégias de ensino utilizadas, com particular foco nas áreas aprendizagem, motivação e desempenho futuro. A utilização de ABP neste contexto de formação no ensino superior foi percecionada como tendo um efeito muito positivo em competências transversais e digitais dos estudantes, transferíveis para as suas profissões, incluindo a gestão de projetos, comunicação, colaboração, autonomia e autorregulação. Este estudo reforça a importância do envolvimento dos alunos no seu percurso de aprendizagem e os benefícios da aprendizagem baseada em projetos, no ensino superior.
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0