Metodologias Ativas no Ensino Superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia

Contenu principal de l'article

Teresa Margarida Loureiro Cardoso
https://orcid.org/0000-0002-7918-2358
Filomena Pestana
https://orcid.org/0000-0003-3146-8792

Résumé

Pretendemos, neste texto, apresentar o planeamento da integração curricular da Wikipédia no Ensino Superior, mais concretamente na unidade curricular “Investigação em Educação”, do 1.º ano, 1.º semestre, do plano de estudos do Mestrado [omitido para revisão]. A exploração pedagógica desta enciclopédia, neste curso, iniciou-se no ano letivo de 2020/2021, mas a inovação de que se dá conta inclui a substituição de uma das plataformas anteriormente utilizadas (Google Docs) pelo MediaWiki, assim ampliando a realização de atividades neste software. Assim, além de criarem ou editarem artigos da Wikipédia no domínio principal da enciclopédia, os estudantes trabalham simultaneamente nas páginas de teste da Wikipédia e no Open Textbook, também criado no MediaWiki, sobre os temas relacionados com o 3.º tema, “Investigação em Educação: recolha e análise de dados”. A nível pedagógico, o design curricular permite fomentar a colaboração, considerando metodologias ativas, como a aprendizagem invertida, e práticas de Wikipedagogia, no quadro da Educação Aberta, visando em última instância o desenvolvimento de uma literacia holística e integradora como a Wikiliteracia.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Cardoso, T. M. L., & Pestana, F. (2024). Metodologias Ativas no Ensino Superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia. Medi@ções, 12(1), 66–79. https://doi.org/10.60546/mo.v12i1.406
Rubrique
Dossier
Biographie de l'auteur-e

Filomena Pestana, Rede WEIWER, LE@D, Universidade Aberta

FILOMENA PESTANA | É Gestora de Formação e formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação. É investigadora na UID-FCT nº 4372, LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta, onde tem colaborado em projetos nacionais e internacionais. Licenciada em Educação (Pedagogia Social e da Formação), Mestre em Pedagogia do Elearning e Mestre em Supervisão Pedagógica. Doutora em Educação a Distância e eLearning. Pós-doutora em Educação a Distância e eLearning. Integra comissões científicas e tem participado na organização de eventos científicos. Tem participado em vários projetos de elearning, nomeadamente como e-tutora e produtora de recursos e conteúdos na Universidade Aberta. Foi corresponsável pela implementação do Programa Wikipédia na Educação em Portugal, nomeadamente pela primeira integração curricular, a nível nacional, enquadrada no Programa Wikipédia na Universidade. Ao nível da investigação, interessa-se ainda pela educação aberta, educação de adultos, e TIC em contextos educacionais.