Metodologias Ativas no Ensino Superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia
Contenu principal de l'article
Résumé
Pretendemos, neste texto, apresentar o planeamento da integração curricular da Wikipédia no Ensino Superior, mais concretamente na unidade curricular “Investigação em Educação”, do 1.º ano, 1.º semestre, do plano de estudos do Mestrado [omitido para revisão]. A exploração pedagógica desta enciclopédia, neste curso, iniciou-se no ano letivo de 2020/2021, mas a inovação de que se dá conta inclui a substituição de uma das plataformas anteriormente utilizadas (Google Docs) pelo MediaWiki, assim ampliando a realização de atividades neste software. Assim, além de criarem ou editarem artigos da Wikipédia no domínio principal da enciclopédia, os estudantes trabalham simultaneamente nas páginas de teste da Wikipédia e no Open Textbook, também criado no MediaWiki, sobre os temas relacionados com o 3.º tema, “Investigação em Educação: recolha e análise de dados”. A nível pedagógico, o design curricular permite fomentar a colaboração, considerando metodologias ativas, como a aprendizagem invertida, e práticas de Wikipedagogia, no quadro da Educação Aberta, visando em última instância o desenvolvimento de uma literacia holística e integradora como a Wikiliteracia.
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0