A estimulação da leitura em alunos com diversidade funcional no contexto da bilioteca escolar: um estudo de caso
Contenu principal de l'article
Résumé
A leitura é um dos requisitos fundamentais para o sucesso educativo e a inclusão de qualquer indivíduo na sua sociedade de referência. O conceito de biblioteca escolar inclusiva veio reforçar a necessidade de estabelecer as condições de acesso à informação de alunos com diversidade funcional.
Esta investigação tem como objetivo principal compreender a forma como a biblioteca de uma escola do concelho do Fundão, objeto do nosso estudo, desenvolve atividades que contribuem para a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional. No estudo empírico adotamos uma metodologia qualitativa, com características de estudo de caso, do tipo exploratório, no qual utilizamos como métodos de recolha de dados: a entrevista semiestruturada, a observação direta e a análise documental.
Os resultados obtidos na investigação empírica permitem-nos concluir que a biblioteca escolar analisada, não desenvolve especificamente a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional, no contexto da frequência deste espaço educativo, apesar dos bons recursos humanos e materiais de que dispõe. Por outro lado, não existem níveis formais de colaboração entre o coordenador da biblioteca escolar e os professores de Educação Especial, no sentido de serem desenvolvidas atividades de leitura para este público específico.
Palavras-chave: leitura, alunos com diversidade funcional, biblioteca escolar.
Esta investigação tem como objetivo principal compreender a forma como a biblioteca de uma escola do concelho do Fundão, objeto do nosso estudo, desenvolve atividades que contribuem para a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional. No estudo empírico adotamos uma metodologia qualitativa, com características de estudo de caso, do tipo exploratório, no qual utilizamos como métodos de recolha de dados: a entrevista semiestruturada, a observação direta e a análise documental.
Os resultados obtidos na investigação empírica permitem-nos concluir que a biblioteca escolar analisada, não desenvolve especificamente a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional, no contexto da frequência deste espaço educativo, apesar dos bons recursos humanos e materiais de que dispõe. Por outro lado, não existem níveis formais de colaboração entre o coordenador da biblioteca escolar e os professores de Educação Especial, no sentido de serem desenvolvidas atividades de leitura para este público específico.
Palavras-chave: leitura, alunos com diversidade funcional, biblioteca escolar.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Oliveira, A. J. A. (2022). A estimulação da leitura em alunos com diversidade funcional no contexto da bilioteca escolar: um estudo de caso. Medi@ções, 9(2), 36–53. https://doi.org/10.60546/mo.v9i2.305
Numéro
Rubrique
Dossier
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0