Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo
Considerando o pressuposto de que a articulação entre as perspetivas dos adultos e das crianças melhora a compreensão sobre o desenvolvimento e funcionamento de crianças de grupos etnicamente minoritários e a sua incidência no desempenho escolar, esta artigo teve como objetivo o de caracterizar o pensamento das mães sobre a educação dos seus filhos relacionando a identidade étnica materna e as suas crenças sobre socialização étnica. Nas conclusões discutimos a complexidade e dinâmica da identidade étnica na infância e a especificidade do processo de socialização das crianças de origem africana na família.
Considerando o pressuposto de que a articulação entre as perspetivas dos adultos e das crianças melhora a compreensão sobre o desenvolvimento e funcionamento de crianças de grupos etnicamente minoritários e a sua incidência no desempenho escolar, esta artigo teve como objetivo o de caracterizar o pensamento das mães sobre a educação dos seus filhos relacionando a identidade étnica materna e as suas crenças sobre socialização étnica. Nas conclusões discutimos a complexidade e dinâmica da identidade étnica na infância e a especificidade do processo de socialização das crianças de origem africana na família.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Ramos-Carvalho, L. M. da C. (2017). Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola. Medi@ções, 5(1), 80–92. https://doi.org/10.60546/mo.v5i1.155
Rubrique
Dossier
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0