Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior

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Teresa Matos Pereira
Kátia Couto Sá

Résumé

Este artigo analisa os processos de trabalho desenvolvidos na Unidade Curricular de Artes Visuais e Comunidade, desde a sua criação (em 2014/15) até à mudança de designação para Educação para a Cidadania Global e Artes Visuais (2016/2017). Ao longo dos 2 anos letivos, foram implementados 9 projetos que assumiram diferentes modalidades de trabalho, com e para a comunidade, através das artes visuais – desde o trabalho colaborativo/coletivo à street art, ou a preservação da memória local/cultural. O texto reflete uma análise crítica do trabalho realizado, que envolveu estudantes, professores e diferentes comunidades de modo a perspetivar outras formas de pensar o ensino das artes visuais a partir de uma dimensão coletiva, onde se cruzam aspetos de natureza estética, artística, cultural e ética.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Pereira, T. M., & Sá, K. C. (2016). Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior. Medi@ções, 4(2), 24–50. https://doi.org/10.60546/mo.v4i2.129
Rubrique
Dossier
Bibliographies de l'auteur-e

Teresa Matos Pereira, Escola Superior de Educação de Lisboa

– Doutoramento em Belas Artes (Pintura), Mestrado em Teorias da Arte e Licenciatura em Artes Plásticas (Pintura) pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Membro do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA-FBAUL) e do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED-ESELx). Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Kátia Couto Sá, Escola Superior de Educação de Lisboa

Doutoramento em Ciências de Educação — Multimédia em Educação — pela Universidade de Aveiro, Mestrado em Arte Multimédia, pela Universidade do Porto, Licenciatura em Escultura, pela Escola Universitária das Artes de Coimbra. Membro do Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED-ESELx). Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa