O desenvolvimento da criatividade através da Robótica Educacional
Contenu principal de l'article
Résumé
A presente pesquisa tem como objetivo principal uma proposta de estímulo à criatividade de jovens por meio da robótica educacional. Serão apresentados, os resultados de três oficinas executadas nas dependências de um laboratório de inovação de uma instituição de ensino superior com jovens entre 13 e 16 anos. Os participantes foram desafiados a resolver determinadas atividades relacionadas com robótica educacional utilizando como ferramentas Scratch, S4A e Arduino, tendo como tema proposto a educação no trânsito. As categorias de análise elencadas na presente pesquisa foram: uso de soluções incomuns para resolução de problemas, nível de motivação intrínseca e uso de pensamento organizado e procedimental. Mesmo sendo possível identificar a ocorrência de todas as categorias de análise escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa, a categoria de menor aceitação foi o uso de soluções incomuns para a resolução de problemas. Em futuras pesquisas, espera-se amadurecer o modelo apresentado para constituir uma nova metodologia de aplicação de robótica educacional para estímulo da criatividade de jovens.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Martins, A., Teixeira, A. C., & Augusto, F. V. (2016). O desenvolvimento da criatividade através da Robótica Educacional. Medi@ções, 4(1), 4–18. https://doi.org/10.60546/mo.v4i1.118
Rubrique
Dossier
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0