A relação entre o género e motivação para a prática de atividades desportivas
Contenu principal de l'article
Résumé
O objetivo do presente estudo foi avaliar a motivação para o envolvimento em atividades desportivas (AD) em função do género. A amostra foi composta por 36 clientes de um ginásio divididos por género (n=18 masculinos 34.83 ± 17.16, idade; n=18 femininos 29.72 ± 11.24 idade). Foi utilizado o Questionário de Mo-tivação para as Atividades Desportivas (QMAD) (Serpa e Frias, 1990). Após uma informação inicial dos propósitos da investigação e a obtenção do consentimento por parte dos encarregados de educação dos indivíduos menores foram aplicados os questionários, sendo solicitado que respondessem de forma sincera e sendo garantindo o anonimato e a confidencialidade das respostas Os questionários foram aplicados antes dos treinos de modo a evitar diferentes estados emocionais (fadiga, cansaço, motivação) pela equipa de investigação supervisionada por um especialista em Ciências do Desporto. Observaram-se diferenças significativas entre géneros nos fatores “estatuto”, “competição” e “afiliação geral”, com os homens a evidenciarem valores significativamente diferentes (superiores) das mulheres nestes fatores específicos, o que se relaciona com uma motivação mais centrada no ego, na motivação extrínseca e na visibilidade. Estudos futuros de-vem ser conduzidos nesta temática uma vez que é fundamental compreender os motivos que conduzem os praticantes à prática de AD no sentido de procurar que as atividades vão ao encontro do público-alvo e este adira às mesmas e se man-tenha envolvido e motivado ao longo do tempo.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Casqueiro, A., Bejan, B., Correia, G., Barreto, P., Gama, R., Nunes, P., Pereira, A., Figueiredo, T., & Espada, M. (2015). A relação entre o género e motivação para a prática de atividades desportivas. Medi@ções, 3(2), 40–51. https://doi.org/10.60546/mo.v3i2.110
Rubrique
Dossier
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0