“Esta é uma escola diferente” Alfabetizando adultos em contexto não formal
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste artigo pretende-se dar a conhecer o Projeto Ler com Arte, um projeto de alfabetização de adultos que acolhe um grupo de origem africana, residentes num bairro periférico do concelho de Loures, Portugal. O trabalho encara a alfabetização como instrumento de literacia e utiliza a arte como principal recurso pedagógico.
Utilizando a dupla via da ação e da reflexão, o projeto tem sido pensado em articulação com linhas conceptuais que sustentem as opções metodológicas tomadas. O compromisso com a transformação e desenvolvimento das pessoas, a literacia enquanto leitura do mundo e a arte como (pre)texto, dão forma ao Ler com Arte e têm sido os caminhos teórico-metodológicos seguidos.
Desejamos que esta apresentação do projeto Ler com Arte possa alimentar a reflexão sobre a alfabetização de adultos e intervenções educativas em contextos não formais.
Utilizando a dupla via da ação e da reflexão, o projeto tem sido pensado em articulação com linhas conceptuais que sustentem as opções metodológicas tomadas. O compromisso com a transformação e desenvolvimento das pessoas, a literacia enquanto leitura do mundo e a arte como (pre)texto, dão forma ao Ler com Arte e têm sido os caminhos teórico-metodológicos seguidos.
Desejamos que esta apresentação do projeto Ler com Arte possa alimentar a reflexão sobre a alfabetização de adultos e intervenções educativas em contextos não formais.
Detalles del artículo
Cómo citar
Azevedo, N. R. (2014). “Esta é uma escola diferente” Alfabetizando adultos em contexto não formal. Medi@ções, 2(2), 26–45. https://doi.org/10.60546/mo.v2i2.73
Número
Sección
Dossier
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0