Autonomia Crítica e Os Usos de Inteligência Artificial no Processo Pedagógico proposta de uma incompatibilidade conceitual

Contenido principal del artículo

Pedro Khauaja
https://orcid.org/0000-0002-8038-3616

Resumen

A integração das Tecnologias de Inteligência Artificial (IA) na educação, tanto básica quanto superior, está crescendo rapidamente. Este estudo concentra-se em uma possível incompatibilidade conceitual entre essas tecnologias e a ideia de autonomia crítica no processo pedagógico. O problema central reside no "Princípio da Desigualdade no Processamento de Dados", que sugere que as tecnologias de IA são limitadas por seu conjunto inicial de dados e não conseguem transcender essa barreira para a criatividade sem a inserção de novos dados. Esta limitação levanta questões sobre o papel dos alunos na construção da autonomia dentro de um framework educacional que idealmente deveria envolver a criação colaborativa de novos conhecimentos entre alunos e professores. A pesquisa interpretará inicialmente o Princípio da Desigualdade no Processamento de Dados aplicado à interação humano-IA, enfatizando que o potencial criativo da IA é restringido pela sua dependência de dados existentes. Em seguida, será apresentada uma análise da relação entre autonomia e criação de novas ideias, com base na "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire e outras fontes. A pesquisa também explorará o papel da criatividade na educação brasileira, incluindo uma crítica ao discurso neoliberal de criatividade e inovação nas escolas por Christian Laval. Por fim, o estudo proporá que certos usos da IA podem ser conceitualmente incompatíveis com a promoção da autonomia criativa na educação, dada a capacidade criativa limitada da IA quando substitui os papéis pedagógicos tradicionais. A pesquisa baseia-se em diversos estudos e revisões de literatura para apoiar sua análise e conclusões.

Detalles del artículo

Cómo citar
Khauaja, P. (2025). Autonomia Crítica e Os Usos de Inteligência Artificial no Processo Pedagógico: proposta de uma incompatibilidade conceitual. Medi@ções, 13(1), 64–78. https://doi.org/10.60546/mo.v13i1.437
Sección
Dossier