Experiências Disruptivas na Educação Contemporânea
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste contexto da sociedade digital e interconectada, onde se anunciam diversas mudanças. A educação precisa repensar novas oportunidades de aprendizagem. Para tanto, este artigo busca investigar experiências educacionais que se anunciam disruptivas neste novo milênio, a partir da compreensão das bases e diretrizes que regulamentam o processo educacional brasileiro e do projeto educacional implementado na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF, com intuito de mostrar como essas experiências disruptivas contribuem para o processo de aprendizagem na educação contemporânea. Assume-se o conceito de educação disruptiva criado por Clayton Christensen (2012) em diálogo com autores contemporâneos que também discutem sobre a perspectiva de superação de modelos educacionais instrucionistas e lineares. O corpus da pesquisa foi produzido na entrevista em profundidade com a gestora escolar da CAP e acervo documental. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2020) como ferramenta de análise associada ao software MAXDA-2022
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0