Experiências Disruptivas na Educação Contemporânea

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Geolange Carvalho Ferreira
https://orcid.org/0000-0001-8666-8455
José Lauro Martins
https://orcid.org/0000-0001-7817-8165

Resumen

Neste contexto da sociedade digital e interconectada, onde se anunciam diversas mudanças. A educação precisa repensar novas oportunidades de aprendizagem. Para tanto, este artigo busca investigar experiências educacionais que se anunciam disruptivas neste novo milênio, a partir da compreensão das bases e diretrizes que regulamentam o processo educacional brasileiro e do projeto educacional implementado na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF, com intuito de mostrar como essas experiências disruptivas contribuem para o processo de aprendizagem na educação contemporânea. Assume-se o conceito de educação disruptiva criado por Clayton Christensen (2012) em diálogo com autores contemporâneos que também discutem sobre a perspectiva de superação de modelos educacionais instrucionistas e lineares. O corpus da pesquisa foi produzido na entrevista em profundidade com a gestora escolar da CAP e acervo documental. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2020) como ferramenta de análise associada ao software MAXDA-2022


 

Detalles del artículo

Cómo citar
Carvalho Ferreira, G., & Lauro Martins, J. (2023). Experiências Disruptivas na Educação Contemporânea . Medi@ções, 11(2), 95–109. https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.389
Sección
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Biografía del autor/a

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho e revalidado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor adjunto da UFT no curso de Jornalismo e no Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS), Palmas, Tocantins, Brasil.