A Animação e as Escolas Superiores de Educação
Contenido principal del artículo
Resumen
O texto fala-nos dos efeitos decorrentes da Globalização nas sociedades comple-xas actuais, nomeadamente na perspectiva mais economicista, e na inevitável instabilidade emocional que os mesmos causaram nas populações, nomeadamente nos mais jovens, vítimas de processos socializadores mais fragilizados e menos adequados às bruscas alterações sociais, aumentando objectivamente os compor-tamentos sociais menos adequados e o risco de exclusão social.
Neste contexto, as escolas passaram a reconhecer o papel da ASC no processo de ajuda e enquadramento dos alunos menos motivados e com processos de socialização frágeis, através da especificidade da Animação Sócio-Educativa, tentando evitar o insucesso e o abandono escolares e, consequentemente, a vivência prematura de situações de exclusão social.
É neste âmbito que a Animação Sociocultural (ASC) aparece como recurso de reforço das relações sociais, empregando métodos e técnicas específicos, intimamente ligados à cultura, ao desenvolvimento e à cidadania, intervindo num contexto aparentemente lúdico e recreativo e por isso mais apelativo e motivador.
Pelo que foi dito e pelo papel da ASC na Educação para a Cidadania, motivando e consciencializando as comunidades para a resolução dos seus problemas, através da educação não-formal e informal, bem como no papel crescente na mediação e redução de conflitos na escola, tem toda a pertinência que a formação a nível superior dos seus profissionais seja assegurada pelas Escolas Superiores de Educação.
Neste contexto, as escolas passaram a reconhecer o papel da ASC no processo de ajuda e enquadramento dos alunos menos motivados e com processos de socialização frágeis, através da especificidade da Animação Sócio-Educativa, tentando evitar o insucesso e o abandono escolares e, consequentemente, a vivência prematura de situações de exclusão social.
É neste âmbito que a Animação Sociocultural (ASC) aparece como recurso de reforço das relações sociais, empregando métodos e técnicas específicos, intimamente ligados à cultura, ao desenvolvimento e à cidadania, intervindo num contexto aparentemente lúdico e recreativo e por isso mais apelativo e motivador.
Pelo que foi dito e pelo papel da ASC na Educação para a Cidadania, motivando e consciencializando as comunidades para a resolução dos seus problemas, através da educação não-formal e informal, bem como no papel crescente na mediação e redução de conflitos na escola, tem toda a pertinência que a formação a nível superior dos seus profissionais seja assegurada pelas Escolas Superiores de Educação.
Detalles del artículo
Cómo citar
Martinez, R. (2010). A Animação e as Escolas Superiores de Educação. Medi@ções, 1(2), 103–114. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.37
Sección
Dossier
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0