Editorial A escola, a família e a comunidade na construção de parcerias
Contenido principal del artículo
Resumen
Este número da Revista Medi@ções aborda uma temática emergente nas políticas educativas locais e na construção de parcerias entre escolas, famílias e comunidades. A promoção destas parcerias envolve desafios, vontades e uma melhor compreensão dos mecanismos que impactam na vida escolar das crianças e jovens.
Escola e família constituem duas instituições sociais centrais hoje em dia. A sua relação, sempre em processo de reconfiguração, tende a delinear uma interface de base local. Assim, escolas, famílias e comunidades tecem entre si uma complexa rede de interações cuja resultante é influenciada pelos atores sociais envolvidos em cada processo, assim como pela relação de forças destes em cada momento.
O elemento comum nesta relação triangular é constituído pela criança (ou jovem) enquanto, simultaneamente, aluno(a) na escola, filho(a) em casa e membro de uma comunidade. Este constitui um dos motivos pelos quais se torna fulcral que estes três vértices da relação não constituam mundos à parte, assim como que o primeiro grande beneficiário de uma boa relação seja precisamente a criança (ou jovem).
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0