Escola, família, comunidade: uma resposta para um desafio!
Contenido principal del artículo
Resumen
Pretende-se, neste artigo debater um problema escolar – o insucesso de crianças originárias de meios de baixas qualificações escolares – articulando estudos realizados sobre a criança, a família e a comunidade. Serão abordados os estudos de psicogénese da leitura e da escrita em famílias de meios letrados procurando criar estratégias para prevenir o insucesso dos nossos destinatários: o que sabemos sobre literacia emergente e literacia familiar e as mudanças conseguidas nestas famílias quando envolvidas em processo educativos apropriados (RVCC). Surge então o conceito de literacia comunitária quando concluímos que “para educar uma criança é necessária uma aldeia.”
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0