Projeto de uma maleta pedagógica sobre o património de origem portuguesa em Ceuta
Contenido principal del artículo
Resumen
Resumo
Tendo-se completado, em 2015, seiscentos anos da chegada dos portugueses a Ceuta, considerou-se pertinente organizar uma maleta pedagógica subordinada ao tema “Ceuta: à procura das raízes portuguesas da cidade”. O objetivo foi apresentar informação relativa à presença de Portugal em Ceuta, tendo em vista públicos com faixas etárias entre os 10 e os 15 anos de idade.
O projeto foi organizado a nível curricular, no âmbito do curso de XXX da XXX, na unidade curricular semestral XXX.
A maleta concebida inclui um guião de enquadramento, identificando-se no guião os objetivos do projeto, o público-alvo, os jogos didáticos a dinamizar, informação histórica sobre Ceuta, o património de origem portuguesa na cidade, outra informação pertinente relativa a Ceuta, um glossário, a bibliografia e a ficha técnica. Igualmente, integram a maleta os jogos que foram concebidos e que serão descritos neste artigo.
Palavras-chave: maleta pedagógica, Ceuta, património, jogos didáticos, Animação.
Abstract
2015 was the time for the celebration of the six hundred years of the portuguese arrival in Ceuta and that is the reason we consider relevant to organize a pedagogical kit on the theme “Ceuta: searching for the portuguese roots in the city”. The purpose was to present information connected to the presence of Portugal in Ceuta, having in mind special publics with ages between 10 and 15 years old.
The project was organized at a curricular level as part of the course XXX XXX integrated in the curricular semestral unit XXX.
The referred kit includes a framework guide which contains the objectives of the project, the target audience, the didactic games to be developed, historical information about Ceuta, the heritage of portuguese origin in the city, other important information, a glossary, a bibliography and the datasheet. In the same way, the kit includes the games which were conceived and that will be described in this paper.
Key words: pedagogical kit, Ceuta, heritage, didactic games, Animation.
Tendo-se completado, em 2015, seiscentos anos da chegada dos portugueses a Ceuta, considerou-se pertinente organizar uma maleta pedagógica subordinada ao tema “Ceuta: à procura das raízes portuguesas da cidade”. O objetivo foi apresentar informação relativa à presença de Portugal em Ceuta, tendo em vista públicos com faixas etárias entre os 10 e os 15 anos de idade.
O projeto foi organizado a nível curricular, no âmbito do curso de XXX da XXX, na unidade curricular semestral XXX.
A maleta concebida inclui um guião de enquadramento, identificando-se no guião os objetivos do projeto, o público-alvo, os jogos didáticos a dinamizar, informação histórica sobre Ceuta, o património de origem portuguesa na cidade, outra informação pertinente relativa a Ceuta, um glossário, a bibliografia e a ficha técnica. Igualmente, integram a maleta os jogos que foram concebidos e que serão descritos neste artigo.
Palavras-chave: maleta pedagógica, Ceuta, património, jogos didáticos, Animação.
Abstract
2015 was the time for the celebration of the six hundred years of the portuguese arrival in Ceuta and that is the reason we consider relevant to organize a pedagogical kit on the theme “Ceuta: searching for the portuguese roots in the city”. The purpose was to present information connected to the presence of Portugal in Ceuta, having in mind special publics with ages between 10 and 15 years old.
The project was organized at a curricular level as part of the course XXX XXX integrated in the curricular semestral unit XXX.
The referred kit includes a framework guide which contains the objectives of the project, the target audience, the didactic games to be developed, historical information about Ceuta, the heritage of portuguese origin in the city, other important information, a glossary, a bibliography and the datasheet. In the same way, the kit includes the games which were conceived and that will be described in this paper.
Key words: pedagogical kit, Ceuta, heritage, didactic games, Animation.
Detalles del artículo
Cómo citar
Campos, M. do R. C. de. (2020). Projeto de uma maleta pedagógica sobre o património de origem portuguesa em Ceuta. Medi@ções, 8(1), 16–34. https://doi.org/10.60546/mo.v8i1.254
Sección
Dossier
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0