Transição para a escolaridade obrigatória: Um olhar sobre as famílias

Main Article Content

Lourdes Mata
https://orcid.org/0000-0001-8645-246X
Ana Teresa Brito
https://orcid.org/0000-0002-5699-808X
Mónica Pereira
https://orcid.org/0000-0003-0871-3489

Abstract

In this paper we aim to reflect on the transition process from kindergarten to compulsory education, placing the main focus on families. We will present different perspectives about this transition and, in parallel, we will reflect on the role assigned to families. We will also present different perspectives on how the transition is experienced by families and on the complexity of variables to consider in order to promote a positive and effective transition.

Article Details

How to Cite
Mata, L., Brito, A. T., & Pereira, M. (2022). Transição para a escolaridade obrigatória:: Um olhar sobre as famílias. Medi@ções, 10(2), 70–83. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.358
Section
Dossier
Author Biographies

Ana Teresa Brito, ISPA- Instituto Universitário, CIE-ISPA, Portugal

Formada em Educação de Infância, tem Mestrado em Orientação da Aprendizagem, Doutoramento em Estudos da Criança e Pós-doutoramento em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar no Ispa-Instituto Universitário, onde integra a direção dos Mestrados em Educação e é docente nos domínios da Educação de Infância, Inclusão e Intervenção Precoce. Investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação do Ispa é também membro da Equipa do Investigação do Eixo Educação e Desenvolvimento do ProChild CoLab. Integra o Conselho de Administração da Fundação Brazelton Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família.

Mónica Pereira, ISPA- Instituto Universitário, CIE-ISPA, Portugal

Professora Auxiliar no Ispa – Instituto Universitário, onde leciona na Licenciatura em Educação Básica e no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa com especialização em Psicologia e Educação. Exerceu profissionalmente como educadora de infância. É investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação do Ispa e interessa-se particularmente pelo estudo dos processos de desenvolvimento da qualidade nos contextos de educação de infância e sobre a formação inicial de educadores de infância.