A Motivação para Envolvimento em Atividades Desportivas em Estudantes do Ensino Superior de Desporto e Enfermagem
Main Article Content
Abstract
Introdução: O envolvimento em atividades físicas e desportivas tem sido associado a um conjunto de benefícios físicos, fisiológicos e sociais, tendo sido anteriormente indicado em vários estudos que estas práticas decrescem entre a infância e a idade adulta, além de diferenças na motivação entre género. Objetivo: Avaliar a motivação para a prática de atividades desportivas em jovens adultos ativos. Metodologia: A amostra foi composta por 189 indivíduos (n=95, masculinos: 22.7±9.2 anos e n=94, femininos: 21.4±13.1 anos), todos praticavam atividades desportivas regularmente no momento de realização do estudo. Resultados: Na análise fatorial para a prática desportiva verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas variáveis independentes: género nos fatores “afiliação geral” (P=0.047) e “competência técnica” (P=0.019). A análise por MANOVA revelou diferenças estatísticas em função da idade na questão “entrar em competição” e “ter a sensação de ser importante”, já em função do género as diferenças significativas foram observadas nas questões “descarregar energias”, “manter a forma” e “aprender novas técnicas”. Conclusão: O presente estudo evidencia que variáveis como a idade e género determinam diferenças na motivação para envolvimento em atividades desportivas em jovens estudantes do ensino superior, contudo, nomeadamente ao nível do género, parece observar-se uma alteração de paradigma na sociedade, no sentido de um maior equilíbrio.
Article Details
How to Cite
Viegas, A., Ressureição, A., Roque, R., Figueiredo, T., Nunes, P., Figueira, A. C., Pereira, A., Santos, F., & Espada, M. (2018). A Motivação para Envolvimento em Atividades Desportivas em Estudantes do Ensino Superior de Desporto e Enfermagem. Medi@ções, 6(2), 12–19. https://doi.org/10.60546/mo.v6i2.171
Section
Dossier
Medi@ções online journal requests agreement with the Copyright Declaration.
All the contents are licensed in accordance with Creative Commons Attribution 4.0