Arte, Educação e Cultura numa Perspetiva Intercultural
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Abstract
O ensaio discute o pepel da arte nas suas diversas formas como recurso relevante de educação intercultural, sobretudo atendendo às características do mundo atual (sociedade da informação, multiculturais e global) e às características dos estudantes nativos digitais. A comparação entre os conceitos de arte e de diálogo intercultural permite argumentar que a arte e u recursos ideal para a com-preensão do mundo, para a expressão de ideias e para estabelecer pontes com pessoas de outras culturas porque, sendo uma linguagem cognitiva e emocional, consegue simbolizar mensagens que atravessam as fronteiras culturais e permitem sintonizar culturas e identidades. Finalmente, é feita a apologia de práticas de ensino que integram a estética artística e conclui-se que os professores devem desenvolver, no paradigma de ensino que se está a formar, um novo repertório de competências, fortalecendo a capacidade intercultural, a sensibilidade artística, a aptidão para manusear as ferramentas informáticas e sobretudo, uma nova mentalidade sobre o que significa ser professor hoje.
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Gonçalves, S. (2017). Arte, Educação e Cultura numa Perspetiva Intercultural. Medi@ções, 5(1), 136–154. https://doi.org/10.60546/mo.v5i1.152
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Dossier
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