Empowerment e necessidades psicológicas básicas

Main Article Content

Amélia Vitorino
Ana Sofia Cruz
Duarte Carvalho
Sara Queiroz
Tiago Dias
Vítor M.S.S. Ferreira
Rui Biscaia

Abstract

Resumo

O presente estudo tem como objectivo analizar a relação que existe entre o empo-werment psicológico e as necesidades psicológicas básicas e, se existem diferenças nestes constructos no contexto da Educação Física Escolar entre alunos em função do ciclo de escolaridade, da prática desportiva fora da escola, e, do género. Participaram 113 alunos pertencentes a uma escola da grande Lisboa: 54 do 3º ciclo do ensino básico e 59 do ensino secundário, 58 masculinos e 55 femininos, 70 com prática desportiva fora da escola e 43 sem. Os resultados da correlação de Pearson mostram que à exceção da categoria Autonomia (NPB) com a categoria Competência e Impacto (empowerment), todos os constructos se correlacionam de forma significativa. Os testes t-student efectuados para comparar os diferentes grupos apenas indicaram diferenças significativas entre géneros
Sugere-se, em estudos futuros, que se investigue qual direção da relação destes dois constructos e quais as estratégias mais relevantes para o desenvolvimento destas competências na educação física.

Palavras-clave:
empowerment, necessidades psicológicas básicas, educação física.

Abstract

This study aims to analyze the relationship between empowerment and basic psy-chological needs (BPN), and if there are differences in these constructs in the context of School Physical Education among students in function of the school cycle, sports practice outside of school, and, gender. 113 students from a Lisboa school participated: 54 from the 3rd cycle of basic education and 59 from secondary education, 58 males and 55 females, 70 with out-of-school sports and 43 without sports practice. The results of Pearson correlation show that except for the category Autonomy (BPN) with category Competence and Impact (empower-ment), all constructs correlate significantly. Results obtained from the t-student test to compare whether there were significant differences between the different groups, only indicated significant differences between genders. It suggested that in future studies to investigate which direction the relationship of these two con-structs and the most relevant strategies for the development of these competences in physical education.

Key concepts:
empowerment, basic psychological needs, physical education

Article Details

How to Cite
Vitorino, A., Cruz, A. S., Carvalho, D., Queiroz, S., Dias, T., Ferreira, V. M., & Biscaia, R. (2017). Empowerment e necessidades psicológicas básicas. Medi@ções, 5(2), 112–128. https://doi.org/10.60546/mo.v5i2.145
Section
Dossier
Author Biographies

Amélia Vitorino, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana.

Ana Sofia Cruz, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana.

Duarte Carvalho, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana.

Sara Queiroz, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana.

Tiago Dias, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana.

Vítor M.S.S. Ferreira, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Professor Associado. Regente e docente das Unidades Curriculares de Pedagogia do treino Desportivo (1º ciclo), e Ensino da Educação Física II (2º ciclo). Membro do Laboratório de Psicologia do Desporto da UL-FMH.

Rui Biscaia, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Professor Auxiliar. Docente da Unidade Curricular de Ensino da Educação Física II (2º ciclo).