Documentar e divulgar os saberes construídos no jardim-de-infância
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo decorre da investigação realizada pela autora, sobre os processos de divulgação em contextos de educação de infância, nomeadamente em contextos de educação pré-escolar. Pretende refletir as possibilidades criadas pelos processos de divulgação no quotidiano das vivências do jardim-de-infância pelas crianças e pelos adultos – educadores de infância, famílias, equipas, outros profissionais e comunidade. Destacam-se como elementos a considerar no desenvolvimento destes processos: (i) a participação e envolvimento das crianças nos processos de divulgação, enquanto autoras e coautoras dos registos divulgados; (ii) a promoção de relações colaborativas com as famílias como meio para a compreensão dos saberes construídos quotidianamente no jardim-de-infância; (iii) o desenvolvimento de um trabalho colaborativo com todos os parceiros e de um modo muito especial com as equipas; (iv) as modalidades de comunicação como meio de promoção de processos de divulgação genuínos e autênticos; (v) os processos de divulgação como forma de partilhar o que se aprende e como se aprende no jardim-de-infância.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Lemos, A. C. (2015). Documentar e divulgar os saberes construídos no jardim-de-infância. Medi@ções, 3(1), 45–57. https://doi.org/10.60546/mo.v3i1.90
Secção
Dossier
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0