“Esta é uma escola diferente” Alfabetizando adultos em contexto não formal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nair Rios Azevedo

Resumo

Neste artigo pretende-se dar a conhecer o Projeto Ler com Arte, um projeto de alfabetização de adultos que acolhe um grupo de origem africana, residentes num bairro periférico do concelho de Loures, Portugal. O trabalho encara a alfabetização como instrumento de literacia e utiliza a arte como principal recurso pedagógico.
Utilizando a dupla via da ação e da reflexão, o projeto tem sido pensado em articulação com linhas conceptuais que sustentem as opções metodológicas tomadas. O compromisso com a transformação e desenvolvimento das pessoas, a literacia enquanto leitura do mundo e a arte como (pre)texto, dão forma ao Ler com Arte e têm sido os caminhos teórico-metodológicos seguidos.
Desejamos que esta apresentação do projeto Ler com Arte possa alimentar a reflexão sobre a alfabetização de adultos e intervenções educativas em contextos não formais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Azevedo, N. R. (2014). “Esta é uma escola diferente” Alfabetizando adultos em contexto não formal. Medi@ções, 2(2), 26–45. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/73
Secção
Dossier