Aprendizagem do português e multiliteracias

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Botelho

Resumo

Partindo da diversidade de textos, cuja natureza multisemiótica é crescente e que circulam nas sociedades actuais (diversas linguística e culturalmente), argumenta-se a favor do alargamento do conceito de literacia a uma multiplicidade de textos e de discursos para que a Didáctica do Português se deverá voltar. Esta perspectiva de literacia assenta numa noção de texto que não se restringe ao texto verbal (oral ou escrito) e visa o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendentes. Faz-se referência a este conceito, acrescentando-lhe a noção de competência comunicativa alargada, ou seja, pluricomunicativa. Sustenta-se que o desenvolvimento da literacia terá de incorporar a variedade de formas textuais associadas aos media e aos hipermedia, enquanto tecnologias construtoras de significações numa proliferação de suportes. Salienta-se ainda a necessidade de considerar o desenvolvimento da literacia numa perspectiva de multiliteracias.
Finaliza-se este texto, focando a importância das aprendizagens que se podem realizar com a televisão, chamando a atenção para a importância da leitura das suas histórias para o desenvolvimento de competências comunicativas, democráticas e de cidadania dos aprendentes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Botelho, F. (2009). Aprendizagem do português e multiliteracias. Medi@ções, 1(1), 60–75. https://doi.org/10.60546/mo.v1i1.5
Secção
Dossier