Perspetiva dos estudantes sobre uma UC de tecnologias na formação inicial de professores

Contenido principal del artículo

Maria do Rosário Rodrigues
https://orcid.org/0000-0002-9935-6917
João Torres
https://orcid.org/0000-0002-9995-4511
João Grácio
https://orcid.org/0000-0002-6648-8446

Resumen

No presente texto, apresentamos uma reflexão em torno do desenvolvimento de uma Unidade Curricular, semestral, do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação, tentando perceber se os objetivos estabelecidos para a UC foram atingidos, na perspetiva dos estudantes que a frequentaram, utilizando metodologias ativas de aprendizagem, e portefólios digitais. Utilizamos uma metodologia qualitativa, tendo como principal objeto de recolha de dados os textos produzidos pelos alunos, na última das dez tarefas propostas, onde refletiram sobre o funcionamento da UC. Os resultados apontam para uma aceitação, por parte dos estudantes, das metodologias e instrumentos utilizados, valorizando os conteúdos abordados e a importância da mesma no seu percurso académico.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rodrigues, M. do R., Torres, J., & Grácio, J. (2024). Perspetiva dos estudantes sobre uma UC de tecnologias na formação inicial de professores. Medi@ções, 12(1), 170–183. https://doi.org/10.60546/mo.v12i1.417
Sección
Dossier