Metodologias Ativas no Ensino Superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Pretendemos, neste texto, apresentar o planeamento da integração curricular da Wikipédia no Ensino Superior, mais concretamente na unidade curricular “Investigação em Educação”, do 1.º ano, 1.º semestre, do plano de estudos do Mestrado [omitido para revisão]. A exploração pedagógica desta enciclopédia, neste curso, iniciou-se no ano letivo de 2020/2021, mas a inovação de que se dá conta inclui a substituição de uma das plataformas anteriormente utilizadas (Google Docs) pelo MediaWiki, assim ampliando a realização de atividades neste software. Assim, além de criarem ou editarem artigos da Wikipédia no domínio principal da enciclopédia, os estudantes trabalham simultaneamente nas páginas de teste da Wikipédia e no Open Textbook, também criado no MediaWiki, sobre os temas relacionados com o 3.º tema, “Investigação em Educação: recolha e análise de dados”. A nível pedagógico, o design curricular permite fomentar a colaboração, considerando metodologias ativas, como a aprendizagem invertida, e práticas de Wikipedagogia, no quadro da Educação Aberta, visando em última instância o desenvolvimento de uma literacia holística e integradora como a Wikiliteracia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0