Experiências Disruptivas na Educação Contemporânea
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Resumo
Neste contexto da sociedade digital e interconectada, onde se anunciam diversas mudanças. A educação precisa repensar novas oportunidades de aprendizagem. Para tanto, este artigo busca investigar experiências educacionais que se anunciam disruptivas neste novo milênio, a partir da compreensão das bases e diretrizes que regulamentam o processo educacional brasileiro e do projeto educacional implementado na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF, com intuito de mostrar como essas experiências disruptivas contribuem para o processo de aprendizagem na educação contemporânea. Assume-se o conceito de educação disruptiva criado por Clayton Christensen (2012) em diálogo com autores contemporâneos que também discutem sobre a perspectiva de superação de modelos educacionais instrucionistas e lineares. O corpus da pesquisa foi produzido na entrevista em profundidade com a gestora escolar da CAP e acervo documental. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2020) como ferramenta de análise associada ao software MAXDA-2022
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